Os
Estados Federados da Micronésia são um país insulano no Pacífico e cobre a maior parte do Arquipélago das Carolinas. Desde 1968, possuem o estatuto de «livre associação» com os Estados Unidos. A economia do país baseia-se na agricultura e pesca. Yap, um paraíso para mergulhadores pouco conhecido, é considerada a ilha mais originais da Micronésia e oferece ao visitante uma experiência cultural sem par.
Economia:
Os Estados Federados da Micronésia são economicamente um país em desenvolvimento, marcado principalmente pela agricultura e pesca. Outro pilar da economia do país é constituído pela extração de fostato. Não há grandes indústrias até ao presente momento; as pequenas existentes produzem para o mercado interno. Os produtos com alguma importância na exportação são tecidos e souvenires. Há um potencial turístico, mas subdesenvolvido,face à distância da ilha e à infra-estrutura incipiente. A venda de licenças para a pesca comercial no mar territorial a frotas pesqueiras estrangeiras é a maior entrada de divisas. Contudo, a maior fonte de renda são os recursos financeiros dos Estados Unidos, pagos devido ao acordo de associação com aquele país.
Geografia:
A federação é composta pelos estados de Chuuk (anteriormente Truk), Kosrae e Pohnpei, que formam as Carolinas Orientais; e também o estado de Yap, que forma as Carolinas Ocidentais com o país independente de Palau. Chuuk, com 294 ilhas, cobre uma área de 127 km² e abriga cerca de 65.000 habitantes. Kosrae, com 5 ilhas, cobre uma área de 110 km e 15.000 habitantes. Pohnpei, com 163 ilhas, tem 344 km² e 45.000 habitantes. Yap, com 145 ilhas, cobre 119 km² e possui cerca de 10.000 habitantes. Os atóis, em grande parte, são de origem vulcânica, com um relevo muito acidentado e com florestas. Na costa, há em todas as partes, florestas pantanosas e belas baías.
Aeroporto:
O
Aeroporto Internacional de Pohnpei encontra-se a cerca de 2 km ao norte de Kolonia, na Ilha de Dekehtik. Atualmente, Pohnpei, há voos regulares oferecidos pela
Continental Airlines para
Guam; e para outras ilhas na Micronésia, tais como
Chuuk,
Honolulu,
Kosrae, Kwajalein. Voos para o Atol de
Majuro, nas Ilhas Marshall são oferecidos pela companhia
Aloha Airlines.
Capital:
Palikir é a capital dos Estados Federados da Micronésia, na Ilha de Pohnpei. Ao norte da ilha, encontra-se a capital de Pohnpei, Kolonia, considerada errônea e frequentemente a capital do país.