O
Kuwait encontra-se no Médio Oriente e condivide suas fronteiras com o
Iraque, ao norte; com a
Arábia Saudita, ao sul; bem como com o Golfo Persa, na costa oriental, onde encontram-se também pequenas ilhas que fazem parte do território do Kuwait.
Geografia:
O relevo do Kuwait é ocupado em grande parte pelo planalto desértico de Ad-Dibdida, onde encontram-se também alguns oásis e o monte Ash Shakayah, com 290 metros de altura - a maior elevação do país; e também uma estreita faixa costeira fértil no Golfo Pérsico.
Clima e melhor época para visitar:
A melhor época para visitar o Emirado do Kuwait é entre Novembro e Maio, visto que nesta época as temperaturas diárias médias são 25° C e, com isto, mais suportáveis do que em outras épocas do ano. O Koweit, especialmente durante os meses de verão, é um dos lugares mais quente de todo o mundo em que as temperaturas médias podem alcançar facilmente a marca de 50° C.
Idioma:
O idioma oficial do país é o árabe. Mas o inglês é compreendido quase que por toda a população.
Saúde é vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Na cidade do Koweit estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação do Koweit ou a transferência para um terceiro país, em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.
Entrada no país:
Aos cidadãos nacionais não éxigido que obtenham visto nas missões diplomáticas kuwaitianas antes de viajarem, podendo o mesmo ser obtido à chegada aos aeroportos kuwaitianos (visa-on-arrival). Contudo, vale observar que a validade do passaporte a apresentar seja no mínimo de 6 meses. Tratando-se de um país muçulmano ainda não aberto ao turismo, os viajantes deverão abster-se de transportar bebidas alcoólicas e alimentos derivados da carne de porco, nem ser portadores de publicações que possam ferir a susceptibilidade dos locais. Recomenda-se o respeito escrupuloso dos usos e costumes locais. A posse e consumo de álcool e drogas são proibidas por Lei. No caso das drogas, a sua posse e/ou consumo são sevaramente punidas por Lei.
Chegada e prosseguimento da viagem:
O Emirado é servido por todas as grandes companhias aéreas. O
aeroporto internacional do Kuwait (KWI) está a cerca de 16 km ao sul da cidade do Kuwait. Actualmente, de
Lisboa (LIS) há voos oferecidos pela
Lufthansa (LH) com escala em
Frankfurt (FRA); pela
British Airways (BA) com escala em
Londres-Heathrow (LHR); pela Lufthansa (LH) em codeshare com a
TAP Air Portugal (TP) com escala no
Porto (OPO) e em
Frankfurt (FRA); pela
Egyptair (MS) em codeshare com a
All Nippon Airways (NH) com escala em Frankfurt (FRA) e no
Cairo (KAI).
Capital:
Al-Kuwait, a capital do Emirado, encontra-se exactamente no centro do país, nas margens do Golfo Pérsico. Em sua região metropolitana residem mais de 2,4 milhões de habitantes. A cidade é o centro cultural, político e económico do país. Ao lado dos muitos antigos souk, onde são regateados todos os tipos de mercadorias, encontram-se as três torres do Kuweit-Towers, construídas em 1979 e com 185 metros de altura. Estas torres são a maior atracção turística da cidade e, simultaneamente, o símbolo nacional. Na primeira torre há um restaurante e serve como plataforma panorámica; a segunda torre serve como depósito para o abastecimento de água; a terceira torrre serve só para a iluminação das outras duas torres.
Religião:
O islã é a religião estatal no Kuwait. Cerca de 70% da população é sunita e 30% é xiita.
Cidades grandes e acomodação:
Dschalib as-Schuyuch, As-Salimiyya, Hawalli, Dschanub Chitan, Al Farwaniyya, Salwa, Abraq Chitan e Subbah as-Salim.