Niue é um país insulano e soberano no Oceano Pacífico, próximo a
Samoa e
Tonga, a cerca de 2.400 km ao nordeste da
Nova Zelândia, país com o qual Niue mantém um contrato de associação desde 1974. Atualmente, a população de Niue é de 2.124 habitantes, pois a forte emigração para a Nova Zelândia reduziu a população a quase 50% desde 1966. Esta quase desconhecida ilha nos Mares do Sul, também chamada «The Rock» pelos polinésios, oferece atrações naturais absolutamente espetaculares e um paraíso tropical quase desconhecido.
Geografia:
Nieue encontra-se a cerca de 480 km ao leste de Tonga, a cerca de 560 km ao sudeste de Samoa-Ocidental, a cerca de 920 km ao oeste das Ilhas de Cook; e a cerca de 980 km ao oeste de Rarotonga. Niue, com 259 km², é um dos maiores atóis elevados do mundo e seu relevo apresenta um platô que eleva-se a cerca de 67 m acima no nível do mar, com uma costa recortada e coberta com cavernas e precipícios íngrimes. Restos da floresta tropical original podem ainda ser encontrados em Niue.
Clima:
O clima predominante em Niue é tropical com ventos alísios de sudeste.
Aeroporto:
O
Aeroporto Internacional de Niue encontra-se a cerca de 7 km ao norte do centro da capital Alofi. É servido com voos regulares pela
Air New Zealand e a
Polynesian Airlines para
Auckland (Nova Zelândia).
Capital:
Alofi é a capital de Niue, com cerca de 614 habitantes. A cidade encontra-se na costa ocidental da ilha e, por sua posição na «Alofi Bay», foi fortemente danificada pelo tufão Heta, em Janeiro de 2004. Em Alofi, recomendamos especialmente a visita ao Huanaki Cultural Centre e o Huanaki Museum, com suas exposições interessantes de objectos artísticos e históricos niuanos.
Atrações:
A ilha possui áreas de florestas intactas, que não são adentradas por nenhuma pessoa por razões religiosas e, atualmente, parcialmente abertas ao acesso. Também há muitas possibilidades de prática de esporte aquáticos e pesca e também pedestrianismo pela floresta contribuem para que se tenha um período de férias bastante diversificado.