Voos - República Dominicana

Dicas de viagem sobre o destino: República Dominicana

República Dominicana – o país, sua geografia

República Dominicana é um país na ilha Hispaniola. Encontra-se ao leste do Haiti e entre o oceano Atlântico e o mar das Caraíbas.

O relevo da República Dominicana é majoritariamente montanhoso. No centro de Hispaniola encontra-se a Cordillera Central. O Pico Duarte é o ponto mais alto do país, com 3.175 metros. Talvez seja também o mais alto nas Caraíbas.

O idioma oficial é o espanhol. Nas zonas turísticas e nos hotéis também falam-se o inglês e outros idiomas europeus pelos comerciantes e empregado.
 

República Dominicana - clima e melhor época para visitar

Na costa predominante é tropical com grande humidade. E ao sul, ao contrário, o clima é mais seco, onde está situada a Cordillera Central. Em toda a ilha, a temperatura raramente cai a baixo de 16° C. Nas montanhas, em geral, faz mais frio. As temperaturas ali caem bastante no inverno.

República Dominicana – saúde, vacinação e entrada no país

Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Na República Dominicana há alta possibilidade de contracção de malária durante todo o ano. Por favor, informe-se, atempadamente, junto ao seu médico de família ou no Instituto de Higiene e Medicina Tropical sobre possíveis profilaxias da malária. Somente em grandes cidades e em centros turísticos estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação da República Dominicana ou a transferência para um outro país, em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.

Os cidadãos nacionais não necessitam de visto, mas é necessário ter um cartão de turista (tarjeta de turista) por US$10,00. Esse cartão geralmente é vendido junto da passagem aérea, mas também pode ser comprado no momento de entrada no país e permite uma estadia de até 90 dias, em uma entrada única.
Para maiores informações a respeito de recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informe-se junto ao consulado da República Dominicana.

República Dominicana, capital e outras cidades e atrações turísticas

A capital, São Domingos, encontra-se na nascente do Rio Ozama. Foi fundada em 1496 por Bartolomeu Colombo. É a cidade mais antiga das Américas. A cidade velha foi declarada património da humanidade pela UNESCO em 1990. São Domingos foi restaurada por ocasião da comemoração de seus 500 anos. A catedral é o edifício sacro mais antiga do «Novo Mundo», onde e supostamente encontram-se os restos mortais de Cristóvão Colombo.

Este conjunto foi formado nos anos 70 com pedras de coral e colonizadas por artistas. Na costa norte, cada visitante encanta-se com a ilha de Samaná. O lugar mais famoso é a ilha situada diante de Cayo Levantado, conhecida na Europa devido ao anúncio do Bacardi. Cayo Levantado foi também nomeada «Ilha Bacardi». De qualquer modo, ao norte encontra-se Santiago de los Caballeros, a segunda maior cidade da República Dominicana. Este lugar tem cerca de 600.000 habitantes aproximadadamente e é considerada como a metrópole do tabaco e do rum. Deve-se fazer uma excursão até Puerto Plata, onde pode-se chegar de comboio. Na colina, encontra-se uma imagem de Cristo, que lembra a imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O Parque Nacional «Los Haitises» surpreende os visitantes pelas formas paisagísticas mais interessantes em todo o Caribe. O parque conta com um pico exuberante em um sistema de montanhas ramificadas. A atracção principal do parque nacional são as pinturas rupestres nas cavernas «La Arena y La Línea», assim como a vegetação tropical e o rico mundo animal.

Além de Santo Domingo, sugerimos Puerto Plata, Punta Cana, La Romana, Samaná e Santiago de los Caballeros.

Rotas mais populares