A
Arménia é um país sem litoral localizado no Cáucaso e que faz fronteira com a
Geórgia, o
Azerbaijão, o
Irão e a
Turquia.
Geografia:
A Arménia é um país montanhoso e mais de 90% de sua superfície estão a mais de 1000 metros acima do nível do mar
Montanhas e rios:
A montanha arménia mais alta é o vulcão Aragats, com cerca de 4.090 metros. O maior lago do país, o Lago Sevan, localizado ao leste de Erevã, a uma altitude de 1.900 metros e os maiores rios do país são o Aras, Worotan, Casaquistão e Hrazdan Debed.
Clima:
A Arménia encontra nos subtrópicos e devido à sua topografia e diferenças de altura dão-se as diferentes condições climáticas. Nos vales, domina um clima continental, com verões quentes e invernos frios. Nas montanhas, o clima alpino domina durante todo o ano na fronteira com o Irão, o clima é subtropical e seco.
Idioma:
A língua oficial e nacional é o armênio, uma dos mais antigos idiomas da terra. Curdo também é falado e compreendido por uma minoria da população.
Saúde e vacinação:
A assistência médica é garantida em todas as grandes cidades e em Erevão. Quando tratamentos são necessários, deve;se imediatamente pagar a conta em dinheiro. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação da Arménia ou a transferência para um outro país, em casos de emergência.
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Estão assegurados bons serviços de assistência médica em grandes cidades e nos centros turísticos. Recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.
Entrada:
Os cidadãos nacionais deverão apresentar um passaporte na entrada do país cuja validade seja pelo menos seis meses. O visto de turista válido por 21 dias e é emitido imediatamente na fronteira. Para quem viaja com crianças, para trazer um passaporte infantil com foto, caso contrário, a entrada será recusada.
Para obter mais informações sobre os requisitos de vacinação e de entrada, bem como de segurança atuais ser encontrados junto ao consulado honorário da Arménia em Lisboa: Tel: 217 990 483 ou pelo E-mail: consularmenia@hotmail.com
Chegada e prosseguimento da viagem:
Há boas ligações nonstop para Erevão (EVN) oferecidas atualmente pela
Austrian Airlines (OS), de
Viena; pela
Aeroflot (SU), de
Moscovo (MOW); e pela companhia nacional, a Armavia Aircompany (U8), de
Frankfurt (FRA).
Capital:
Erevão, capital da Armênia, está situada às margens do Rio Razdan. É uma das mais antigas cidades do mundo e foi fundada há cerca de 2.800 anos. A montanha mais alta é o Monte Ararat, no lado turco e facilmente visível em tempo claro. Na cidade, há muitos museus e monumentos, a galeria de arte nacional, com mais de 16.000 obras, o mais conhecido. Mundo famosos são o Instituto Mashtots Matenadaran no centro da cidade, uma instituição científica, o estudo e preservação de registros velhos do manuscrito da tarefa é adicionada. O Instituto é o lar de mais de 17.000 valiosa armênia, grega, siríaca, hebraica, romana, persa e manuscritos e documentos é um sítio do Patrimônio Mundial. Digno de nota é também o Children's Art Gallery, a coleção inclui mais de 100.000 obras de arte por crianças de 130 países.
Atrações turísticas:
É interessante Echmiadzin cidade, que fica a cerca de 19 km de distância de Erevã. Ela foi a capital do país entre 180 e 340 aC e até hoje é um importante centro religioso da Arménia. Arménia foi o primeiro país do mundo a declarar o cristianismo como a religião do estado em 301. A Catedral de Echmiadzin é uma das mais antigas do mundo, na qual ainda são realizadas missas. O tesouro mais valioso é um pedaço de madeira que se diz proceder da Arca de Noé.
A atração turística mais impressionante da Arménia é o mosteiro de Geghard, 34 km ao leste de Erevão, em um profundo desfiladeiro rochoso. A construção deste mosteiro data do Século XIII, em cujo interior encontram-se obras-primas da escultura e entalhe. As capelas foram esculpidas diretamente em pedras maciças, de uma das quais flui a fonte sagrada.
Religião:
A Arménia é um país cristão com mais de 95% da população a prefessar a Igreja Apostólica Armênia.
Cidades:
Erevã, Gyumri, Vanadsor, Echmiadzin e Hrasdan.