Voos - Colômbia

Dicas de viagem sobre o destino: Colômbia

Dicas de viagem para o destino: Colômbia

Colômbia - o país

A Colômbia é o quarto maior país da América do Sul. Faz fronteira com o Brasil, Peru, Equador, Venezuela e Panamá. A Colômbia é o único país da América do Sul ligado à América Central. O país tem várias ilhas: Malpelo no Pacífico, Santo André e Providencia no Mar das Caraíbas.

Clima e melhor tempo para viajar

A Cordilheira dos Andes domina a parte ocidental do país e divide o país em três: a Cordilheira Ocidental, Central e Oriental. Entre estes, os grandes rios Cauca e Magdalena correm para o Oceano Atlântico. A zona rural no leste tende a ser plana e é atravessada por muitos rios que correm para o Orinoco ou para o Amazonas. As montanhas mais altas da Colômbia são o Pico Cristóbal Colón e o Pico Simón Bolívar com uma altura total de 5.775 metros (18.946 pés). Ambos estão localizados nas Cordilheiras centrais e estão apenas a 45 km da costa. O rio mais longo é o rio Magdalena com um comprimento de 1.500 km (932 milhas). O clima tende a variar muito e todas as zonas climáticas podem ser encontradas no país. Na costa do Pacífico o clima é subtropical (Terra Caliente), nos vales mais altos o clima tende a ser temperado (Terra Templada), a partir dos 2000 metros o clima torna-se mais fresco (Terra Fria) e nas regiões montanhosas (Terra Nevada) o clima é frio durante todo o ano. Os tempos ideais de viagem variam em função do objectivo da sua viagem. A língua oficial e nacional é o espanhol. O inglês pode ser compreendido nas cidades maiores e algumas línguas indianas como o Chibcha e o Quecha também são faladas. As principais cidades incluem Bogotá, Medellín, Cali, Caragena de Indias, Barranquilla, Ibagué, Manizales, Pasto, Cúcuta e Bucaramanga.

Entrada no país, recomendações quanto saúde

Os cidadãos portugueses devem apresentar um passaporte com validade mínima de seis meses. Actualmente não é exigido visto turístico, no entanto, é necessário preencher o cartão de migração emitido pelo Departamento Administrativo de Seguridad (DAS) nos aeroportos, portos marítimos ou fluviais e outros locais de entrada no país. Esta autorização de entrada indica a duração da estadia no país como turista e é válida por 90 dias. O original deve ser guardado no aeroporto e a cópia deve ser entregue ao deixar o território. As crianças devem também ter o seu passaporte com fotografia.
Vacinas recomendadas são: hepatite A, poliomielite, difteria e tétano, e os viajantes são aconselhados a cobrir-se para evitar picadas de insectos e usar repelente de insectos. Os cuidados médicos tendem a ser bons em todas as grandes cidades e estâncias turísticas. Os viajantes devem subscrever uma apólice de seguro médico e de viagem abrangente. Certifique-se de descascar ou lavar os produtos frescos e levar um kit de primeiros socorros. Antes de viajar para a Colômbia, especialmente para outros fins que não o turismo, contactar a embaixada colombiana, uma vez que os requisitos de visto podem mudar.

Viajar na Colômbia: Bogotá, Zipaquirá e Cartagena

A maior cidade é Bogotá, com cerca de 7 milhões de habitantes. Esta cidade oferece muitos pontos interessantes desde a época colonial; igrejas, catedrais e edifícios históricos na cidade velha, por exemplo. Vale a pena ver o Museu do Ouro, instalado no banco central da Colômbia, com sua uma colecção única de mais de 34.000 exemplos de obras de arte dos povos indígenas pré-colombianos. Zipaquirá, a cerca de 25 km a norte de Bogotá, é também interessante. Na mina de sal da cidade encontra-se uma catedral que foi construída inteiramente de sal. Com um comprimento de 120 metros e uma área total de 8500 m², é um dos maiores edifícios religiosos do mundo. Todo o complexo foi cinzelado a partir dos cristais de sal. Para além da grande catedral, existem também várias igrejas mais pequenas e uma Estação da Cruz cujas 14 estações estão ligadas por um labirinto de túneis.

O íman turístico na Colômbia é Cartagena, localizada no Mar das Caraíbas e fundada em 1533 d.C. como uma das primeiras cidades do Novo Mundo. Cartagena é a cidade mais visitada da Colômbia e tem sido Património Mundial da UNESCO desde 1985. 

O Parque Arqueológico de San Agustin, no sul da Colômbia, é também impressionante. É um Património Mundial da UNESCO famoso pelas suas grandes esculturas megalíticas para além das fronteiras da Colômbia. O parque está localizado na exuberante zona rural e, para além das esculturas, existe também o Salto de Bordones, a segunda maior queda de água da América do Sul.