Domínica (oficialmente Comunidade da Domínica) é uma ilha das Pequenas Antilhas e encontra-se entre as Caraíbas e o Atlântico. Esta República é um país-membro independente da Comunidade Britânica das Nações. Domínica, um país que não deve ser confundido com a
República Dominicana, é uma ilha virgem naturais das Caraíbas e uma das mais selvagens e primitivas das Antilhas.
Geografia:
Domínica encontra ao sul de Guadalupe e ao norte de Martinica. As montanhas mais altas das Pequenas Antilhas e os lagos termais mais ativos encontram-se nesta ilha. Os picos vulcânicos dominicanos são crateras coberta de lava. A paisagem variada é marcada por muitas praias de areias brancas e vulcânicas, por uma densa floresta tropical com orquídeas e uma vegetação tropical, protegida por um sistema global de parques nacionais. Domínica é dividida em dez distritos (Freguesia ou «Parish»): Santo André, São Davi, São Jorge, São João, São José, São Lucas, São Marcos, São Patrício, São Paulo, São Pedro.
Clima:
O clima é tropical, moderado devido aos ventos do nordeste, com chuvas fortes. As inundações imprevisíveis são uma ameaça constante, furacões destrutivos podem ser esperados durante os meses de verão.
Viagens:
O
Aeroporto Internacional de Canefield localiza-se a cerca de 5 km, ao norte da capital Roseau. Contudo, não há voos diretos da Europa, somente com escala em
Antígua, Barbados, St. Maarten, Guadalupe, Martinica e Porto Rico. As companhias aéreas
LIAT e a
American Eagle oferecem voos regionais para Dominica.
Capital:
Roseau encontra-se na costa oeste. A cidade conta com praias de areias vulcânicas e brancas. Entre as atividades mais populares estão o mergulho, vela e pesca em alto mar.
Religião:
77% da população professa a fé católico-romana, 15% protestantes. Além destes, há minorias muçulmanas, hindus e judaicas.