Voos - Japão

Dicas de viagem sobre o destino: Japão

Japão – o país, seu geografia e fatos interessantes

Japão é um país insular que encontra-se no oceano Pacífico e estende-se em sentido norte-sul diante das costas da Rússia e da Coreia do Sul.

O relevo do território nipónico, vulnerável a terramotos, é muito montanhoso. Suas montanhas ocupam cerca de 73% da sua superfície. Somente no Japão central e setentrional contam-se mais de 500 montanhas com mais de 2.000 metros de altura. Com isto, estas cordilheiras montanhosas foram cultivadas durante os séculos, face à falta de planícies. As suas quatro ilhas principais são: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. Além destas, há ainda mais de 3.000 ilhotas que encontram-se principalmente no Mar do Interior.

O vulcão Fuji-San, na ilha principal de Honshu, é o ponto culminante do país, com 3.776 metros de altura. É o símbolo do Japão e um dos 196 vulcões do país, dos quais 28 estão em atividade. O Monte Fuji é um dos destinos preferidos dos japoneses e turistas em Honshu, visto que é fácil de escalar.

O idioma oficial é o japonês, mas o inglês é compreendido em todas as partes como idioma estrangeiro.


 

Japão – seu clima e melhor época para visitar

Devido à sua extensão geográfica, as condições climáticas nas respectivas ilhas são muito distintas. Ao norte da ilha Hokkaido, o clima é temperado e com poucas precipitações fortes. No inverno, porém, há grandes formações de montes de neve causados por sopro de ventos. Também em torno do mar do Japão há queda de neve fortes durante o inverno, os verões aqui são mais frios do que no lado voltado para o Pacífico. Na ilha principal de Honshu, há grandes diferenças de temperatura durante o dia e a noite, respectivamente, o verão e o inverno. Na área do Mar do Interior, sopram ventos nas montanhas que contribuem para que as temperaturas sejam temperadas. Na região voltada ao Pacífico apresenta um clima continental, com invernos rigorosos e verões quentes. As ilhas Nansei-Shoto no Pacífico, em contra partida, apresentam um clima subtropical, invernos quentes e verões super quentes. A sua característica são fortes precipitações durante o período de chuvas e os constantes tufões, que trazem muita destruição em algumas partes.

Japão – saúde e vacinação, entrada, chegada e prosseguimento de viagem

Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Em todas as ilhas estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação do Japão ou a transferência para um outro país, em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.

Os portugueses podem permanecer até 90 dias sem visto, desde que a finalidade seja o turismo ou negócios. Deverão apresentar seu passaporte com validade superior a seis meses.Nos demais casos deve ser solicitada a emissão de visto junto de uma representação diplomática ou consular do Japão. O período de permanência é contado a partir do dia seguinte à data de entrada no país. Informe-se junto ao consulado nipónicom em Lisboa.

Japão - sua capital, outras cidades e atrações turísticas 

A prefeitura de Tóquio está localizada na margem noroeste da Baía de Tóquio até a planície de Cantão. Quase todas as atrações turísticas estão dentro do círculo ferroviário de JR-Yamanote. Ginza é uma importante zona comercial de compras com muitas galerias e lojas, o parque Ueno ofere aos visitantes os melhores museus e galerias de arte de todo o país. Ao norte do centro esta Asakusa, aqui encontra-se o Senso-ji, o mais importante templo budista japonês. O visitante que desejar vivenciar algo especial em Tóquio, deverá ir para Shinjuku. Esta zona só com 2 km² é ótima para compras e divertimento. Em todas as partes há sempre uma multidão de pessoas, enormes letreiros e luminosos, casinos - tudo isto é uma marca registada desta zona.

Outras cidades magníficas são: Yokohama(3,4 Mill.), Osaka (2,7 Mill.), Nagóia (2,2 Mill.), Sapporo (1,9 Mill.), Kobe (1,5 Mill.), Quioto (1,5 Mill.)