A
Libéria condivide suas fronteiras com a
Costa do Marfim (Côte d'Ivoire),
Guiné e
Serra Leoa. Este país encontra-se na costa atlântica da África, ao sudoeste da África Ocidental. Possui principalmente na zona de floresta tropical. A República da Libéria, existente desde 1847, é o país mais antigo e independente da África. Em 1984, por meio de plebiscito, foi aceita uma nova constituição nos mesmos moldes da constituição norte-americana. Nela, a Libéria é definida como uma república presidial. O presidente é eleito por seis anos e, simultaneamente, exerce as funções de chefe de estado, de chefe de governo e chefe das forças armadas. O Poder Legislativo é exercido na Assembleia Nacional, que é bicameral: o senado, com 26 membros e a câmara de representantes, com 58 membros. Cidadãos brancos não têm direito ao voto na Libéria.
Geografia:
A Libéria é um país basicamente plano, com altitudes fracas, sendo o seu ponto mais elevado o Monte Wuteve com 1380 metros. A costa é baixa e arenosa, possuindo lagunas. Na proximidades do Cabo Monte (305 m), a noroeste, a costa é mais recortada. No interior da Libéria situam-se densas florestas tropicais (o país possui 40% da floresta tropical da África Ocidental).
O clima da Libéria é equatorial, com temperaturas médias de 25°C em Monróvia. No interior e no norte de país registam amplitudes térmicas significativas. A estação seca decorre entre Novembro e Abril e a estação das chuvas entre Maio e Outubro. A chuva é mais intensa junto à costa, diminuindo para o interior.
Os principais problemas de meio ambiente que a Libéria atravessa são a desflorestação, erosão dos solos e poluição da costa.
População:
Segundo dados de Julho de 2006 a população da Libéria é de 3 042 004 habitantes. Em resultado dos conflitos recentes no país, estima-se que vivam 238 500 refugiados liberianos nos países vizinhos.
A maioria dos habitantes da Libéria pertence a um dos 16 grupos étnicos indígenas. O mais significativo destes grupos é o dos Kpelle que habita na região central e ocidental do país. Estes 16 grupos podem ser enquadrados em quatro grandes grupos linguísticos: mendetan, mande-fu, africano ocidental e kru.
Cerca de 2,5% dos habitantes são descendentes dos negros dos Estados Unidos que se fixaram no país no século XIX, sendo conhecido como americo-liberianos (americo-liberians). Outros 2,5% descendem de negros das Caraíbas que foram escravos.
A Libéria possui comunidades de indianos, libaneses e naturais de outros estados da África Ocidental.
Apesar do inglês ser a língua oficial, este não é a língua habitual da maior parte da população.
Do ponto de vista da religião, 40% dos liberianos são cristãos na sua maioria protestantes (baptistas, metodistas e episcopalianos). Outros 40% dos liberianos são animistas e 20% muçulmanos. Os cristãos encontram-se principalmente na etnia dos Kpelle e os Basa, enquanto que os muçulmanos entre os Mande.