A
República Centro-Africana é um país africano sem litorial, compartilhando suas fronteiras (em sentido horário, do norte) com o
Chade, o
Sudão, a
República Democrática do Congo, a
República do Congo e os
Camarões. Em 1958, com o fim do domínio colonial francês, o país adquiriu sua inteira independência. De 1966 à 1979, um dos mais brutais ditadores do continente africano, Jean-Bédel Bokassa governou o país com mão de ferro e introduziu um império sangrento com o apoio franco-líbio. A República Centro-Africana abriga também o Parque Nacional de Dzanga-Sanga, na fronteira com os Camarões; e um paraíso de floresta tropical, muito conhecido em todo o mundo por seus gorilas e elefantes.
Geografia:
A superfície do país encontra-se principalmente no planalto do Vale do Rift, com até 1.420 metros acima do nível do mar, no coração da África e sem saída para o mar. Sua grande superficie é coberta em grande parte por florestas, savanas e zonas de proteção aos animais. Ao noroeste, ao oeste de Bocaranga, na fronteira com os Camarões o relevo apresenta alturas de até 2.000 metros. A parte sudoeste do país é coberta com floresta tropical. A paisagem do país é marcada principalmente por um terreno colinoso e um planalto com florestas secas. Incêndios florestais e desmatamento destruíram parcialmente esta paisagem ou transformaram-na em savana. Ao nordeste, o país caracteriza-se por vastas regiões desérticas e montanhosas e desertos.
Clima:
Ao norte, predomina principalmente um clima desértico; ao sul, um clima equatorial com um período de chuvas de Março até Outubro.
Idiomas:
Os idiomas oficiais são sango (desde 1991) e o francês desde a independência. Há uma grande variedade de línguas nativas faladas.
Aeroportos:
O
Aeroporto Internacional de Bangui M'Poko encontra-se a cerca de 4 km ao noroeste do centro de Bangui. A República Centro-Africana é servidas pelas seguintes companhias aéreas: Air France, Benin Golf Air, Cameroon Airlines e Sudan Airways.
Atenção!Face à situação política instável na República Centro-Africana e em alguns países limítrofes, recomenda-se informar-se sobre a situação atual na embaixada, antes da partida.
Capital:
A capital é Bangui, com 550.000 habitantes. A cidade encontra-se nas margens do Rio Ubangi, em um local, onde o rio forma a fronteira entre a República Centro-Africana e a República Democrática do Congo. A atração em Bangui é a «Place de la Répulique», onde foi construído um arco do triunfo em estilo romano pelo ex-imperador Bokassa. Também é uma atração o mercado e a «Avenue Boganda».
Religião:
Cerca de 35% dos centro-africanos professam religiões da natureza, 50% são cristãos e 15% são muçulmanos.