Voos - Roménia

Dicas de viagem sobre o destino: Roménia

Roménia – o país, sua geografia e fatos interessantes

Roménia é um país da Europa de Leste que faz fronteiras com a Bulgária, a Sérvia, a Hungria, a Ucrânia, a Moldávia e o Mar Negro. Desde 1.1.2007 faz parte da União Europeia.

O país divide-se nas seguintes unidades administrativas: Valáquia, Banato, Transilvânia (Montes Apuseni e vale do rio Hârtibaciu ), Delta do Danúbio, Cárpatos e Móldova.

A Roménia, geograficamente, é muito interessante. Em seu centro encontra-se o Planalto da Transilvânia, cercado quase completamente pelos Cárpatos. No Sudoeste da Roménia eleva-se a Cordilheira do Banato; e, ao seu oeste, encontra-se a vasta Planície do Banato, que serve de transição para a Bacia Panónica. O sul, por sua vez, é marcado pela plana Valáquia, pela qual corre o rio Danúbio. O leste da Roménia os promontórios dos Cárpatos Orientais conduzem ao Planalto do Móldova. A montanha mais alta do país é o Modoveanu (2.544 m).
Dentre os rios navegáveis na Roménia, podemos citar o Tisza, o Mures, o Siret, o Prut e o Danúbio. Cruzeiros fluviais no Danúbio são muito procurados por turistas, principalmente para o Delta do Danúbio.

 

Roménia – seu clima e melhor época para visitar

Na Roménia predomina o clima continental, com invernos frios e frequentes verões quentes. No Mar Negro, no entanto, o clima mediterrâneo é dominante no verão.

Roménia – chegada e prosseguimento de viagem

A maioria dos turistas chegam à Roménia pelo aeroporto internacional Henri Coanda, em Bucareste , onde há ligações domésticas para Baneasa, em Sibiu, em Constanta (Mihail Kogalniceanu), Cluj-Napoca, Timisoara, Suceava e Tirgu Mures. De Lisboa, há voos para Bucareste.

Roménia - sua capital, outras cidades e atrações turísticas

Bucareste (romeno: Bucureşti) é a capital da Roménia e um centro político, económico e cultural. Nela encontram-se uma universidade e diversas escolas politécnicas, teatros, museus e centros culturais. Entre os monumentos em Bucareste, pode-se visitar o Palácio do Patriarca e os edifícios adjacentes: Parcul Cismigiu, o Teatro Nacional, o Arco do Triunfo, o Palácio Real de Bucareste (Palatul Regal) e o Museu da Aldeia Romena, entre outros.

Outras cidades e regiões romenas que merecem ser visitadas são: Cluj-Napoca, Constanta, Brasov, Oradea, Bacau, Sibiu, Drobeta-Turnu Severin, Hunedoara e Sigisoara.