França – o país, sua geografia e fatos interessantes
A França é um dos países mais visitados no mundo e Paris não por menos! É um país-membro fundador da União Europeia. Ao oeste, a França é banhada pelo oceano Atlântico; ao norte, é banhada pelo Canal da Mancha e pelo Mar do Norte. Ao leste, divide suas fronteiras com a Bélgica, a Alemanha, a Suíça e Luxemburgo; ao sul, é banhado pelo Mar Mediterrâneo e divide suas fronteiras com Mónaco e a Itália, bem como com o Principado de Andorra e Espanha, ao sudoeste.
Sua população é cerca de 64,5 milhões de habitantes, incluídos os territórios ultramarinos, que possuem diferentes estatutos administrativos e estão em todo o mundo: na América do Norte, na América do Sul, nas Antilhas, no Oceano Índico, no Oceano Pacífico e na Antártida.
O francês é a língua oficial da França, embora o país seja pluricultural, ou plurilíngue. E, além disto, é o país na Europa Ocidental em que há a maior diversidade linguística. As línguas regionais são mais de 77.
A França é o terceiro maior país europeu em superfície. O ponto culminante na Europa Ocidental está situado nos Alpes franceses, ao sudeste da França: o Monte Branco, com 4.810 metros de altitude. Ao Sudoeste, encontram-se os Pirenéus. Contudo, não se deve esquecer de massivos mais antigos como a Córsega, o Massivo Central, o Jura, o Vosges, o Massivo Armoricano e as Ardenas. A França possui igualmente numerosos rios, entre os quais, os principais são o Loire, o Ródano, o Garona, o Sena, o Mosa (Meuse), o Reno e o Escalda (Escaut).
França – seu clima e melhor época para visitar
A França encontra-se numa zona temperada e a predominância de ventos oceânicos e da Corrente do Golfo explicam a temperança de seu clima. Mas pode-se diferenciar duas zonas climáticas. nas zonas banhadas pelo oceano domina o clima oceânico, caracterizado por invernos relativamente suaves e verões muito frios.
A melhor época para visitar a França é entre maio e setembro. A vegetação é particularmente exuberante e há numerosas florestas. Mas é claro que os amadores de esquis preferem o inverno! Quanto à Paris, pode-se visitá-la em todas as estações, pois é imperdível em qualquer estação!
França – saúde e vacinação, entrada, chegada e viagem a seguir
O sistema de saúde e as condições sanitárias satisfazem às exigentes normas europeias. Não há obrigatoriedade de vacinas. Porém, recomendam-se vacinas contra a poliomielite, a difteria e o tétano.
Por fazer parte do Espaço de Schengen, cidadãos portugueses devem estar munidos de bilhete de identidade ou de passaporte válido. Se o passageiro não proceder da UE e desejar permanecer mais de 3 meses, deve obter um visto de permanência curta ou visto de turismo antes de sua viagem. Consulte as autoridades diplomáticas francesas em seus países.
Os dois principais aeroportos franceses são Paris Charles-de-Gaule e Paris-Orly.
França - sua capital, outras cidades e atrações turísticas
Paris! Como é difícil resistir ao seu charme! Passear por suas ruas é um deleite mesmo para os menos românticos! Foi bastidor de numerosos filmes, pois está há monumentos e sítios inesquecíveis por toda parte: o Arco do Triunfo, a famosa Torre Eiffel (o monumento mais visitado em todo o mundo), a Ilha da Cidade, o Museu do Louvre, o Jardim de Luxemburgo... Mas basta apenas caminhar por Montmartre, Saint-Germain ou Marais, com suas construções peculiares, para que o visitante seja projetado ao século passado. Quem gosta de emoções fortes não deve perder uma visita às catacumbas. Estas foram reabertas ao grande público e a galeria de Port-Mahon, fechada em 1995.
É uma pena contentar-se somente com o centro. Os arredores de Paris possuem muitos palácios suntuosos. Uma excursão ao Palácio de Versalhes é uma sugestão para um dia!
Enfim, não são só suas maravilhas arquitetônicas e seu património histórico que fazem o charme de Paris. Sua vida cultural intensa, seus cafés, suas lojas... tudo isto é Paris!
Além de Paris, muitas cidades francesas têm muito a oferecer, como: Marselha, Lyon, Tolosa, Nice, Nantes, Estrasburgo, Montpellier, Bordéus, Lille, Rennes, Reims, Le Havre, Saint-Étienne, Toulon, Grenoble, Angers, Dijon, Brest, Nîmes.